Grandes times - Parte II: Romênia de 1994

Salve salve galera que nos acompanha aqui pelo blog, sejam novamente muito bem-vindos. Estamos de volta com mais uma história para contar e hoje traremos uma outra seleção que fez história nas Copas. Venha comigo, no caminho eu te explico.

ROMÊNIA DE 1994:
(o esquadrão amarelo que fez história em 1994. Foto: retirada da internet)

Vamos falar sobre a seleção que fez história em 1994, porém, antes de tudo isso, precisamos voltar um pouco no tempo, até para que possamos entender um pouco de como foi o processo desta seleção que caiu de pé nas Quartas-de-Final da Copa nos EUA.

O sucesso desta seleção não foi uma obra do acaso, tem a ver com o sucesso de um time romeno tanto no âmbito nacional quanto no europeu: o Steua Bucareste, foi uma máquina de títulos, conquistando campeonato romeno e tendo o ápice com a conquista da Champions League da temporada 1985/1986 batendo o poderoso Barcelona nos pênaltis e em 1986 ganhou a Supercopa da UEFA.

A estrela deste time era o atacante Lacatus, que disputou somente a Copa de 1990, mas logo depois, George Hagi, um meia habilidoso seria contratado por esta equipe e ajudaria a manter a hegemonia. Até que em 1990, com o colapso do regime comunista, muitos jogadores acabaram se transferindo para outros clubes europeus, o que ocasionou o fim da hegemonia do time, mas a semente estava plantada.

 (George Hagi, o maior jogador da história do futebol romeno; Foto: retirada da internet)

A Romênia voltaria à uma Copa em 1990, depois de ficar ausente por 20 anos, quando fora eliminada pelo Brasil de Pelé, Tostão, Rivellino, Jairzinho, etc. A seleção terminou em 11º lugar, caindo na mesma fase em que o Brasil. Na ocasião, derrota nos pênaltis para a Irlanda após empate nos 120 minutos.

Mas nada disso impediu o bom trabalho da seleção da Romênia, e com o treinador Iordanescu, o mesmo responsável pela glória do Steua e com cinco remanescentes da Copa da Itália, a Romênia mesclou jovens talentos com os cascudos, o time iniciou a sua caminhada aos EUA. E a classificação veio com a primeira posição num grupo que tinha Bélgica e Tchecoslováquia. Foram 7 vitórias, 1 empate 2 derrotas, uma para cada uma das seleções citadas, mas que não impediram a passagem direta à Copa na terra do Tio Sam.

A Romênia caiu no grupo A, ao lado dos donos da casa, da sensação Colômbia (que era apontada como uma das favoritas) e da boa surpresa Suíça. E a Romênia ficou em primeiro no grupo. A dupla Hagi-Radociou funcionou na estreia diante dos colombianos: vitória por 3 a , com dois gols de Radociou e um de Hagi.

 (Florin Radociou. Um atacante com faro de gol. foto: retirada da internet)

Na segunda rodada, um deslize, goleada sofrida para a Suíça: 1 a 4. E a classificação da Romênia estava ameaçada, em 3º no grupo com 3 pontos, enquanto Suíça e EUA lideravam com 4 pontos. Porém, uma combinação de resultados devolveria a liderança aos romenos: vitória sobre os donos da casa por 1 a 0 e a vitória da Colômbia sobre a Suíça credenciaram a equipe do leste europeu a enfrentar a... Argentina.

Talvez não fosse boa ideia enfrentar a seleção da Argentina logo nas Oitavas-de-Final, mas a seleção portenha havia passado no critério técnico (na época, os 4 melhores terceiros colocados avançavam á segunda fase) e não contava com a estrela Diego Armando Maradona, pego no antidopping. E em uma partida emocionante, a Romênia passou pela Argentina por 3 a 2 e pela primeira vez a equipe se colocava entre as 8 melhores de uma Copa.

Aqui você pode acompanhar a vitória da Romênia sobre os hermanos

Muitos na época apostavam que uma hipotética final poderia envolver Brasil, Romênia ou Bulgária. Pelo desenho da tabela, Brasil x Romênia seria impossível, pois se enfrentariam numa semifinal, que acabou não acontecendo, pois os romenos foram eliminados pela fortíssima seleção da Suécia. Em um jogo emocionante que se manteve zerado até os 78 minutos, quando Brolin abriu o placar; Radociou empatou faltando dois minutos para o fim, virou aos 11 minutos da prorrogação, mas o grandalhão Kennet Andersson empatou faltando 5 minutos para o final. Nos pênaltis, Petrescu e Belodedici desperdiçara suas cobranças e os suecos venceram por 5 a 4.

(O jogo em que a Romênia sucumbiu para a Suécia)

À Romênia, ficou a honra de ter ficado em 5º lugar na Copa de 1994, à frente inclusive da Alemanha, que defendia o título e acabou em 6º. Radociou terminou com 4 gols, 2 a menos do que os artilheiros Salenko e Stoichkov, e Hagi, terminou fazendo parte da seleção daquela Copa.

Em 1998, a seleção fez uma campanha ainda melhor na primeira fase, terminando em primeiro com 7 pontos, com vitórias sobre Colômbia e Inglaterra e um empate com a Tunísia, porém, o fim desta geração se deu nas Oitavas-de-Final, na derrota para a Croácia, pelo placar de 0 a 1 e a repetição do 11º lugar obtido 8 anos antes na Itália.

Mas nada tira o brilho que esta equipe teve na Copa dos EUA em 1994 e por isso ela é a nossa homenageada. Um time que merecia uma sorte melhor, porém, se não conquistou a Copa, como diria o grande e saudoso jornalista Armando Nogueira, "azar o da Copa". E fica aqui a nossa homenagem a este time que, como tantos outros, nos encantou. E esse, o blogueiro pode dizer com conhecimento de causa, eu era adolescente e sempre fui fã de futebol e dava gosto ver esse time da Romênia jogando. E hoje posso prestar essa homenagem a este time.

Pessoal, por hoje é só, vamos ficando por aqui. Voltaremos na semana que vem com mais uma história das Copas. Agradeço a visita, a leitura e te espero na próxima! Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas das Copas - Episódio 1: Pelé

Grandes times - parte I: Polônia de 1974-1982

Grandes Times- parte II: Holanda de 1974