Grandes times: Parte III - Bulgária de 1994

Salve salve galera que nos acompanha por aqui, sejam mais uma vez super bem-vindos ao nosso blog. E hoje estamos trazendo mais um episódio dos grandes times. Então venha comigo que no caminho eu te explico:

BULGÁRIA DE 1994



Vamos voltar um pouco no tempo: a seleção búlgara que jamais havia se classificado para a fase final de uma Copa, viveria um bom momento entre as Copas de 1962 e 1974, quando participou das 4 edições seguidas, o que é um recorde até os dias atuais. A melhor colocação havia sido em 1974, um 12º lugar dentre as 16 seleções que jogaram. Ainda jogaria a Copa de 1986, quando passaria pela primeira vez à segunda fase, mas sucumbiria para os donos da casa, a seleção mexicana.



Porém, as coisas deram certo em 1994, ano em que a seleção alcançou o inédito 4º lugar na Copa dos EUA, fazendo o artilheiro daquela edição, Stoichkov, com 6 gols juntamente com o russo Olev Salenko. Na campanha, os búlgaros jogaram os argentinos para disputar a vaga na segunda fase no índice técnico, eliminaram a então atual campeã, a seleção da Alemanha, porém, sucumbiram para a Itália na semi e para a Suécia na decisão de 3º e 4º lugares. Nada que tire o brilho deste time que dava gosto de ver jogar.


(Hristo Stoichkov, a fera desse time. O maior jogador búlgaro até hoje. Foto: retirada da internet)

Nas eliminatórias, a Bulgária teve a mesma Suécia pela frente, e não conseguiu vencer. Foi uma derrota e um empate. Porém, os búlgaros deixaram para trás a seleção francesa e a austríaca, classificando se em segundo lugar no grupo 6 da UEFA.


No sorteio, a equipe caiu no grupo D com Argentina, mesmo em crise, era a favorita e as estreantes Nigéria e Grécia. Todos cotavam os hermanos favoritos e a segunda vaga era uma incógnita. Havia a possibilidade de uma equipe passar pelo índice técnico, o que acabou acontecendo.



A estreia foi diante da Nigéria e os africanos venceram por 3 a 0, no dia 21 de junho, no Cotton Bowl, em Dallas. A Argentina havia vencido a Grécia por 4 a 0 e as coisas já começaram a ficar difíceis para o time de Stoichkov, que embora tivesse se classificado para as Oitavas-de-Final em 1986, seguia sem vencer em Copas.



Em 26 de junho, a Bulgária foi para o tudo ou nada, diante da Grécia, no Solder Field, em Chicago. Com dois gols de Stoichkov (ambos de pênalti), um de Lechkov e um de Borimirov, a Bulgária chegaria a sua primeira vitória em Copas. E que vitória: sonoros 4 a 0 nos gregos que já haviam levado 4 da Argentina e davam adeus. A Argentina venceu a Grécia por 2 a 1 e já estava classificada, na pior das hipóteses, entre os melhores terceiros colocados.


(A Bulgária, enfim, estreou na Copa)

Em 30 de junho, a Bulgária voltava ao Cotton Bowl, em Dallas, precisando vencer a Argentina para poder embolar tudo no grupo. A Nigéria bateu a já eliminada Grécia e empatava em pontos com os hermanos. Vitória por dois gols de diferença daria até mesmo a liderança no grupo, caso a Nigéria vencesse por apenas um gol. A Bulgária fez a sua parte, bateu a Argentina por 2 a 0, com gols de Stoichkov e Sirakov.

(A Bulgária destronando a Argentina)

E o grupo terminava com um empate triplo: todas as três equipes tinham 6 pontos e cada equipe havia perdido ao menos para um dos concorrentes diretos. E foi isso que colocou a Bulgária em segundo lugar na chave. A Nigéria tinha 4 gols de saldo e ficou em 1º; Bulgária e Argentina tinham 3 gols de saldo, e estavam rigorosamente empatadas. O desempate se deu no confronto direto, então a Bulgária avançou em 2º, deixando para a Argentina a vaga no índice técnico.


Nas Oitavas-de-Final, a revanche de 8 anos antes, diante do México, quando a equipe do leste europeu havia sido eliminada. E em 5 de julho, em Nova Iorque, após empate em 1 a 1 nos 120 minutos, vitória dos búlgaros por 3 a 1 nos pênaltis. O gol da Bulgária com a bola rolando foi dele, Stoichkov.


(os gols do jogo entre Bulgária x México)

A Bulgária já estava fazendo história nesta Copa: venceu a primeira partida em Copas após longos 18 jogos (32 anos), e chegava pela primeira vez entre as oito melhores seleções. Qualquer que fosse o resultado diante da temida campeã, a Alemanha, seria muito comemorado. Mas em 10 de julho, em Nova Iorque, vitória de virada por 2 a 1. Matthäus abriu a contagem aos 2 do segundo tempo, mas Stoichkov empatou aos 30 e Lechkov aos 33 deram a inédita passagem às semifinais. Festa no leste europeu.

(Lechkov comemorando o gol da virada diante de um matthäus incrédulo. Foto: retirada da internet)

(A vitória épica dos búlgaros, sobre os atuais campeões e a narração do eterno Silvio Luiz)

Na semifinal, um duelo que por pouco não aconteceu já nas Oitavas. Bulgária e Itália duelaram em 13 de julho, ainda em Nova Iorque. E desta vez, a Itália, ou melhor, Roberto Baggio não deu a menor chance aos búlgaros. Ele fez os dois gols da vitória por 2 a 1, com Stoichkov descontando.


(A queda da Bulgária diante dos italianos)

Nada de tristeza, afinal, a melhor colocação da história da Bulgária nas Copas já havia sido alcançada e na decisão de 3º e 4º lugares, o reencontro com a Suécia, time que não havia perdido para a Bulgária nas eliminatórias. E em 16 de julho, no Rose Bowl, em Los Angeles, a Suécia foi implacável com a seleção búlgara: 4 a 0.


(A derrota que todo o mundo sentiu)


E assim se deu a memorável campanha búlgara, onde muitos apontaram a equipe como finalista. E seria muito bom ver um duelo entre Romário e Stoichkov, os "peixes" que atuariam juntos no Barcelona.

Números da Bulgária na Copa de 1994:

Jogos: 7
Vitórias: 3
Empates: 1
Derrotas: 3
Gols marcados: 10
Gols sofridos: 11
Artilheiro: Hristo Stoichkov - 6 gols

Em 1998, a seleção voltou a disputar a Copa, mas a magia acabou. Com um empate contra o Paraguai (0 a 0) e derrotas para a Nigéria (0 a 1) e Espanha (1 a 6), a Bulgária voltaria a frequentar a parte de baixo da classificação final das Copas. E nunca mais conseguiu se classificar à fase final desde então.

Mas seu brilho nos EUA há 24 anos jamais será esquecido. E a nossa homenagem à essa seleção que foi mais uma das que encantou o mundo.

É isso ai galera, vamos ficando por aqui, espero que a leitura tenha sido proveitosa, Agradecemos a visita e te espero na próxima postagem. Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas das Copas - Episódio 1: Pelé

Grandes times - parte I: Polônia de 1974-1982

Lendas das Copas: episódio VIII: Lato