Hoje é dia de final de copa

Salve salve meus leitores que nos acompanham aqui no blog ALMANAQUE COPAS DO MUNDO, sejam muito bem-vindos. Hoje é dia de final de Copa, uma final inédita. França e Croácia chegam para uma partida que poucos esperavam e chegou a hora de conhecermos quem irá dar as cartas no futebol mundial pelos próximos 4 anos. Nosso blog vai continuar, espero que por muito mais que 4 anos, depois da disputa da final iremos continuar a postar histórias, curiosidades, estatísticas, e muito mais. Só não sabemos ainda em que intervalo de tempo soltaremos nossas histórias. Mas vocês não ficarão sem saber de histórias legais. Vamos ao que interessa, que é a grande final da Copa de 2018.



França e Croácia farão o jogo de número 64 desta Copa do Mundo. A final é inédita, mas a partida não. Em 1998, ano de estreia da Croácia em Copas, a antiga república que pertencia à extinta Iugoslávia enfrentavam os franceses em partida válida pela semifinal. A partida foi vencida pela França, de virada, pelo placar de 2 a 1. Davor Suker abriu a contagem para os croatas nos acréscimos do primeiro tempo, aos 46 minutos para ser exato. E na volta para o segundo tempo, em grande atuação do lateral Lilian Thuram, que marcou os dois gols, um logo no primeiro minuto e o gol da vitória aos 24 minutos. Didier Deschamps que hoje é o treinador dos Bleu estava em campo e era o capitão daquele time. Esta partida em 1998 era a primeira de Zinedine Zidane que voltava após de suspensão de duas partidas

A França chega à final de forma invicta, são 5 vitórias e 1 empate. A última derrota da seleção francesa foi em 2014, para a Alemanha, nas Quartas-de-final, no estádio do Maracanã. Será a terceira final da seleção francesa: em 1998, a França jogando em casa foi campeã batendo o Brasil na final por 3 a 0 e em 2006, foi derrotada pela Itália na Copa da Alemanha por 3 a 5 nos pênaltis, após empate em 1 a 1.

A Croácia chega à final também de forma invicta, são 4 vitórias e 2 empates. A curiosidade da seleção croata é que é a primeira seleção na história das Copas a chegar à final empatando todas as partidas nos 90 minutos: venceu Dinamarca e Rússia nos pênaltis (nas Oitavas e Quartas-de-final) e bateu a Inglaterra na prorrogação. Outra curiosidade da Croácia é que a equipe que chegou à fase final em duas Copas, a equipe enfrentou nestas duas Copas os donos da Casa: em 1998 foi a França, como contado dois parágrafos acima e desta vez a Rússia.


RELEMBRANDO A CHEGADA DAS FINALISTAS NA RÚSSIA:

A França chegou à Copa de 2018 após ser a vencedora do Grupo A das eliminatórias da UEFA, com 23 pontos em 10 partidas; Foram 7 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota para a seleção da Suécia (esta que acabou indo para a repescagem e eliminou a Itália).

Já a Croácia ficou em 2º lugar no grupo I da mesma eliminatória da UEFA com 20 pontos em 10 jogos: foram 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Atrás da islândia que fez 22 pontos, a Croácia teve a Grécia no sorteio para a repescagem e com uma vitória por 4 a 1 e empate por 0 a 0, os croatas garantiram o passaporte para os campos russos.

A Croácia é a terceira equipe do leste europeu que chega à final, que acontece pela quinta vez na história das Copas: A Hungria em 1938/1954 e a Tchecoslováquia de 1934/1962 são as equipes das quais a Croácia repete o feito.


CURIOSIDADES SOBRE AS FINAIS:

Se a França vencer, o técnico Didier Deschamps se torna o terceiro a se tornar campeão como jogador e técnico: Zagallo (1958/1962/1970)* e Franz Beckenbauer  (1974/1990) são os únicos com tal feito.
*Em 1994, Zagallo voltou a ser campeão, desta feita como auxiliar técnico de Carlos Alberto Parreira.

Ainda sobre o tópico anterior, Deschamps pode se igualar a Beckenbauer como os únicos a serem campeões como capitães de suas equipes e depois como técnico.

O placar mais comum das finais é 1 a 0, que aconteceu por três oportunidades, inclusive é o resultado das últimas duas finais.

Falando ainda sobre as duas últimas finais, elas foram decididas na prorrogação.

Além das duas últimas finais, as decisões de 1966 e 1978 também foram definidas na prorrogação.

A última vez em que a final da Copa foi decidida nos 90 minutos foi em 2002 quando o Brasil bateu a Alemanha. Em 2006, Itália e França decidiram nos pênaltis.

Além da decisão de 2006, em 1994, a Copa foi decidida também nos pênaltis.

A França foi a equipe que levou o último gol nos 90 minutos de uma final: em 2006, o italiano Materazzi foi o responsável por tal feito.

Até hoje foram 11 Copas do Mundo realizadas na Europa, já estamos considerando neste número a edição atual. Em 8 das edições, a final foi protagonizadas por equipes europeias, nas outras 3 tivemos um sul-americano, e em 10 edições o campeão foi europeu. A exceção desta regra foi o Brasil de 1958.


CONTROVÉRSIAS:

Abordando um pouco questões extra-campo, França e Croácia chegam à final cercadas de polêmicas: muitos acusam a seleção francesa de não ter atletas franceses, o que não é uma verdade, pois apenas o goleiro Steve Mandanda é nascido no Congo e o zagueiro Samuel Umtiti, nascido em Camarões e ambos são naturalizados franceses. Todos os demais são franceses, alguns filhos de imigrantes.

Já a Croácia carrega consigo o sentimento nacionalista desde o final da Segunda Guerra Mundial. Racha entre católicos e seguidores da igreja ortodoxa fazia este sangue nacionalista ferver ainda mais. O fim da guerra fria, a queda do muro de Berlim, a dissolução da Iugoslávia, tudo isso contribuiu para que aquela região dos Balcãs se tornasse um campo de guerras na década de 1990. E tudo isso, claro, foi inserido para o futebol: musicas com temas racistas e nazistas passaram a ser cantados pelas torcidas nas arquibancadas. Josip Simunic, capitão da seleção nas eliminatórias para a Copa de 2014, quando da classificação para a competição que disputada no Brasil, fez saudações nazistas e cantou com torcedores uma música que homenageava o partido nazista croata na década de 1940. Ele acabou sendo suspenso e não veio às terras tupiniquins. A situação teve o seu ápice quando o zagueiro Vida, que após a vitória nos pênaltis contra a Rússia, teve um vídeo em que parecia enaltecendo o regime fascista de Kiev. juntamente com o ex-jogador ucraniano Ognjen Vukojevic. Dentre outros casos, lamentáveis causados por jogadores e torcedores croatas.

Independente de quaisquer questões extracampo, o blog torce para que a disputa deste domingo seja limpa e que vença o melhor. De preferência, com acontecimentos históricos para que possamos narrá-los aqui em outras oportunidades.

Pessoal, vamos ficando por aqui, foi um prazer estar compartilhando um pouco do nosso conhecimento com vocês nestas dias pré e durante Copa do Mundo. O blog não será aposentado, continuaremos a publicar questões históricas das Copas, não mais diariamente, vamos fazer aparições semanais (não sabemos ainda se publicaremos uma ou mais vezes por semana). Deixamos aqui os nossos agradecimentos sinceros a você do Brasil, da Alemanha, dos EUA, do Peru, das Filipinas, da França, da Espanha, dos Emirados Árabes e dos demais países deste planeta que reservaram parte do seu tempo para ler as nossas informações, mesmo que tudo que foi escrito aqui seja diferente da língua-mãe de vocês (no caso das pessoas fora do Brasil). Mais uma vez obrigado pela visita, pela leitura. E voltaremos em breve. 

MUITO OBRIGADO!
THANK'S!
MERCI!
DANKE!
GRACIAS!

Até breve!

Comentários

  1. Vc arrasou ! Bastante conteudo ! É um blog que da prazer em ler, pois alem das narrativas incluidas, tem tbm muitos adjetivos historicos que se fundem com a Copa em si entre outras curiosidades que vc como escritor inclui e deixa a leitura mais dinamica e agradavel! Parabens ! E continue sim com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm... Obrigado, querida! Embora você seja suspeita para falar, eu agradeço e fico super lisonjeado com esse feedback. Isso dá força para continuar a escrever! Obrigado mesmo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas das Copas - Episódio 1: Pelé

Grandes times - parte I: Polônia de 1974-1982

Lendas das Copas: episódio VIII: Lato