Semifinal - jogo 2

Salve salve galera que nos acompanha no nosso blog, sejam bem-vindos mais uma vez, estamos de volta falando sobre as seleções que irão disputar uma vaga na final contra a França que já aguarda. Vamos apresentar as histórias de Inglaterra e Croácia nas semifinais.




INGLATERRA:

A Inglaterra retorna pela semifinal apenas pela terceira vez na história das Copas, a primeira vez após 28 anos, muito pouco para quem se orgulha de ter inventado o futebol. Mas a Inglaterra tem a marca de jamais ter perdido uma partida de semifinal: em 1966, jogando em casa, o English Team bateu Portugal de Eusébio pelo escore de 2 a 1. Voltou às semifinais somente em 1990, quando perdeu a vaga para a Alemanha nos pênaltis, após empate em 1 a 1 nos 120 minutos. O lado curioso é que a Inglaterra conseguiu chegar às semifinais somente nas Copas disputadas na Europa; em 1966, era a anfitriã e terminaria campeã, em 1990, a Copa foi disputada na Itália quando o time terminou em 4º e agora retorna, em nova edição disputada em continente europeu.


CROÁCIA:

Se a Inglaterra tem apenas duas semifinais, a Croácia fará hoje a sua segunda participação nesta fase, mas é perfeitamente compreensível: até os anos 90, a Croácia era parte da Iugoslávia, país que teve uma relativa história no futebol, com dois quartos lugares nas Copas de 1930 e 1962 (aqui curiosidade de que a antiga Iugoslávia se deu bem apenas em Copas disputadas na América do Sul, enquanto que a Croácia, obteve sucesso na Europa). Então como a primeira Copa da Croácia foi em 1998, podemos justificar a breve aparição do time em semifinal, que aliás, se deu logo nesta sua primeira participação: A Croácia perdeu para a França que era a anfitriã, pelo placar de 1 a 2, Depois ela bateria a Holanda, ficaria com o 3º lugar e teria o artilheiro daquela edição, Davor Suker, que hoje é o presidente da federação croata de futebol, mas isso é uma história que contaremos mais adiante, em outro post.



Falando sobre a partida de hoje, Inglaterra e Croácia fazem o antepenúltimo jogo desta Copa de 2018, uma partida inédita em Copas (nem quando a Croácia era parte da Iugoslávia houve este encontro). E quis o destino que este primeiro jogo fosse de suma importância, logo valendo uma vaga para a final. Além da vaga, vale também para a Inglaterra a invencibilidade nesta fase, como dito lá acima, a Inglaterra nunca perdeu.

É isso ai pessoal, vamos ficando por aqui. Amanhã não tem jogos, mas estamos preparando um material bem legal sobre a história das Copas, então, terá post. Agradeço mais uma vez a visita e a leitura e te aguardo na próxima!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas das Copas - Episódio 1: Pelé

Grandes Times- parte II: Holanda de 1974

Lendas das Copas: episódio VIII: Lato