Todos os artilheiros: de 1930 a 2018

Salve salve galera que nos acompanha, estamos aqui de volta com mais um post, como vocês sabem, a Copa acabou, mas seguiremos com nosso projeto, sempre às terças e sextas-feiras. E hoje vamos falar sobre um assunto bem interessante, além de, claro, trazer fatos e curiosidades: nosso tema hoje são os artilheiros de todas as edições das Copas.

Fazer um gol em Copa do Mundo não é tarefa fácil, certo? Imaginem fazer alguns gols, se tornar o maior marcador de uma edição de Copa? Isso faz um atleta ficar com seu nome marcado na história. Ele pode até não ser um craque, um goleador nato em sua carreira, mas será lembrado por este feito. Claro que tem alguns que tiveram uma carreira sólida e aqui nós vamos lembrar todos eles, desde 1930 com o argentino Guilhermo Stábile até a edição que terminou há pouco mais de uma semana, que teve o inglês Harry Kane como o goleador máximo. Então venha comigo, no caminho eu te explico.

1930 - Guilhermo Stábile: 8 gols

O argentino entrou para a história como o primeiro artilheiro das Copas. Ele foi o segundo atleta a marcar um hat-trick em jogos válidos por Copa do Mundo, no dia 19/07/1930, quando a Argentina bateu o México pelo placar de 6 a 3. Marcaria ainda mais dois gols contra o Chile (vitória de 3 a 1) e na semifinal diante dos EUA (vitória por 6 a 1), além de um gol na final contra o Uruguai. E claro, como era a primeira final de Copa do Mundo da história, ele tornou-se o primeiro artilheiro de Copa a alcançar tal feito em uma final.

1934 - Oldrich Nejedly: 5 gols

O tcheco também deixou seu nome guardado na história com seus gols. Ele marcou um gol nas Oitavas (vitória de 2 a 1 sobre a Romênia), nas Quartas (vitória de 3 a 2 sobre a Suíça), além de um hat-trick na semifinal (vitória sobre a Alemanha por 3 a 1), sendo o segundo a alcançar tal marca na história das semifinais. Não marcou na final e com certeza fez falta, já que a Itália venceu a Tchecoslováquia por 2 a 1, na prorrogação. Nejdely ainda jogou a Copa seguinte, anotando 2 gols, um deles contra o Brasil, tornando-se o primeiro artilheiro a jogar uma outra Copa.

1938 - Leônidas da Silva: 7 gols 

O atacante que na época defendia o Flamengo tornou-se o primeiro brasileiro a ser artilheiro de uma Copa. E não foi somente isso, tornou-se também o primeiro brasileiro a ganhar da FIFA o prêmio de melhor atleta da Copa e foi o primeiro artilheiro de Copa a ser agraciado com tal premiação. Ele marcou 3 gols nas Oitavas (vitória por 6 a 5 sobre a Polônia, na prorrogação em partida com mais gols em Copas, além disso, marcou um gol descalço nesta partida, que o árbitro legitimou), sendo o primeiro a anotar um hat-trick nesta fase, anotou mais um gol nas Quartas (1x1 Tchecoslováquia), mais outro gol no jogo desempate com a mesma Tchecoslováquia (vitória por 2 a 1), passou em branco contra a Itália e marcou 2 gols na decisão de 3º e 4º lugares contra a Suécia (vitória de 4 a 2). Que desempenho do inventor da bicicleta. Cabe ainda aqui a ressalva, a FIFA retirou um gol do brasileiro que havia marcado diante da Tchecoslováquia. E foi o primeiro artilheiro a anotar gols em uma prorrogação, fez dois no jogo contra a Polônia.

1950 - Ademir Menezes: 9 gols

O Brasil repetiu a dose e emplacou o segundo atleta seguido como artilheiro de Copa, fato jamais igualado. O atacante vascaíno entrou para a história como o maior marcador da Copa em que o Brasil foi vice-campeão. Ele anotou dois gols na vitória sobre o México (4 a 0), um diante da Iugoslávia (vitória de 2 a 0), quatro gols diante da Suécia por 7 a 1 (foi o primeiro artilheiro a marcar 4 gols numa só partida) e mais dois gols na goleada por 6 a 1 sobre a Espanha. Faltou um gol na última partida contra o Uruguai, que daria o primeiro título do Brasil (que ainda jogava de branco e não era chamado de "seleção canarinho").

1954 - Sandor Kocsis: 11 gols

O húngaro, que fez um ataque simplesmente primoroso ao lado de Ferenc Puskas, é o segundo maior artilheiro de uma Copa. Ele anotou 3 gols na estreia diante da Coréia do Sul (vitória por 9 a 0), mais quatro gols diante da Alemanha (8 a 3 - lembrando que este jogo era pela primeira fase, na final, a Hungria seria derrotada por 2 a 3 e Kocsis não marcaria nesta partida, aliás, a única em que ele não fez gol), dois gols contra o Brasil na chamada "Batalha de Berna" (vitória por 4 a 2) e mais dois gols diante do Uruguai na semifinal (4 a 2).

1958 - Just Fontaine: 13 gols

O francês, recordista absoluto de gols em uma mesma edição de Copa do Mundo é o único artilheiro a ter marcado gols em todas as partidas. Deixou logo um hat-trick diante do Paraguai na estreia (vitória por 7 a 3), mais dois gols diante da Iugoslávia (vitória por 2 a 1) e mais um na vitória sobre a Escócia (2 a 1). Seguiu marcando os dois gols da vitória sobre a URSS (2 a 0) nas Quartas-de-final, marcou uma vez na derrota para o Brasil na semifinal (2 a 5) e coroou sua participação marcando 4 gols na decisão de 3º e 4º lugar, sendo o primeiro a alcançar tal marca e o maior artilheiro desta disputa, no jogo em que a França ganhou a Alemanha por 6 a 3.

1962 - Garrincha, Vavá, Leonel Sánchez, Florián Albert, Valentin Ivanov e Drazan Jerkovic: 4 gols
Nesta edição, aconteceu algo inédito e jamais repetido até os dias atuais: 6 jogadores dividiram a artilharia da Copa. E nós aqui iremos destrinchar tudo para você:

  • Garrincha - O anjo de pernas tortas fez dois gols nas Quartas-de-final (vitória sobre a Inglaterra por 3 a 1) e repetiu a dose na semifinal (vitória sobre o Chile por 4 a 2). Junto com Vavá, são os primeiros artilheiros que foram campeões. Garrincha ainda ganhou o prêmio de melhor da Copa, pela primeira vez um artilheiro ganhou este prêmio e ainda foi campeão do mundo, uma tríplice coroa. Garrincha já havia jogado a Copa de 1958 (não marcou) e jogaria ainda a de 1966 (marcou um gol);

  • Vavá - Repetiu a performance de Fontaine na Copa anterior, marcando gols em todos os jogos da fase eliminatória: Nas Quartas-de-final fez um gol contra a Inglaterra (vitória por 3 a 1), na semifinal anotou dois gols (vitória sobre o Chile por 4 a 2) e mais um na final, diante da Tchecoslováquia (vitória por 3 a 1). Assim como Garrincha tornou-se artilheiro e campeão, porém, Vavá foi o primeiro campeão e artilheiro a marcar em uma final. O curioso foi que em 1958, Vavá marcou mais gols que nesta edição: 5 gols;

  • Leonel Sánchez - O chileno entrou para a galeria como o único do país a alcançar tal feito. Começou sua trajetória anotando dois gols na vitória sobre a Suíça (3 a 1), fez um nas Quartas-de-final (vitória por 2 a 1 sobre a URSS) e marcou um de pênalti sobre o Brasil na semifinal (derrota por 2 a 4), sendo o primeiro artilheiro a anotar um gol da marca de 11 metros;

  • Florián Albert igualou o feito de seu conterrâneo Sandor Kocsis 8 anos antes: junto com Ivanov (falaremos dele abaixo) são os primeiros artilheiros a fazer gols somente na fase de grupos (O russo Salenko igualaria esta marca em 1994). Fez um gol na vitória sobre a Inglaterra (2 a 1) e entrou para o grupo dos que anotaram um hat-trick na goleada sobre a Bulgária (6 a 1). Ainda foi eleito o melhor jogador jovem desta Copa;

  • O russo Valentin Ivanov fez o mesmo que Albert, anotando seus gols na primeira fase, a diferença é que ele fez gol nos três jogos: fez um na vitória sobre a Iugoslávia (2 a 0), dois gols no empate com a Colômbia (4 a 4) e mais um na vitória sobre o Uruguai (2 a 1). Ainda jogou a Copa de 1966, sem marcar gol;

  • Por fim, o croata (na época defendia a Iugoslávia) Drazan Jerkovic, que anotou um gol contra o Uruguai (vitória por 3 a 1), dois gols na goleada sobre a Colômbia (5 a 0) e um gol na semifinal (derrota para a Tchecoslováquia - 1 a 3).

Depois desta overdose de artilheiros, voltemos aos artilheiros isolados de cada edição:

1966 - Eusébio: 9 gols

O moçambicano naturalizado português foi o artilheiro da Copa da Inglaterra. Assim como Fontaine em 1958, ele marcou em todas as fases, porém, o francês marcou em todas as partidas. Começou fazendo um gol sobre a Bulgária (vitória por 2 a 0), dois gols sobre o Brasil (vitória por 3 a 1), 4 gols nas Quartas-de-final (vitória sobre a Coréia do Norte por 5 a 3 - se tornou o primeiro jogador a alcançar esta marca nas Quartas e é o maior artilheiro desta fase), anotou um gol na derrota para a Inglaterra (1 a 2) na semifinal e fez mais um gol na decisão de 3º e 4º lugar, na vitória sobre a URSS ( 2 a 1).

1970 - Gerd Müller: 10 gols

Tornou-se o primeiro alemão a conquistar a artilharia de uma Copa e o terceiro (e último) a alcançar a marca dos dois dígitos: só não marcou gol na disputa de 3º e 4º lugares. Iniciou fazendo um gol contra Marrocos (vitória por 2 a 1), entrou para a galeria do hat-trick na goleada sobre a Bulgária (5 a 2), fez mais um hat-trick na vitória sobre o Peru por 3 a 1 (tornando-se o primeiro e único jogador a ter um hat-trick por duas vezes em dois jogos na mesma Copa), deixou um nas Quartas-de-final (vitória por 3 a 2 sobre a Inglaterra) e deixou dois na semifinal contra a Itália (derrota por 3 a 4). Faria ainda mais 4 gols em 1974, o que o fez superar Fontaine na artilharia geral até 2006, quando foi superado por Ronaldo (15 gols) e por fim, pelo seu conterrâneo Klose em 2014 (16 gols).

1974 - Grezgorz Lato: 7 gols

O carequinha Lato foi o último jogador a marcar mais que seis gols, até Ronaldo em 2002. É mais um dos jogadores que marcaram gols em todas as fases da Copa. Começou sua caminhada com dois gols diante da Argentina (vitória por 3 a 2), deixou mais dois na goleada sobre o Haiti (7 a 0), fez mais um gol contra a Suécia (o da vitória por 1 a 0) e repetiu a dose mais duas vezes com o gol da vitória nas partidas contra  a Iugoslávia (2 a 1) e contra o Brasil na decisão de 3º e 4º lugares (1 a 0). Ainda jogou as Copas de 1978 (2 gols) e em 1982 (1 gol), sendo um dos maiores artilheiros de todos as Copas.

1978 - Mario Kempes: 6 gols

O argentino abriu a fase dos artilheiros de seis gols, quebrada apenas por Ronaldo em 2002, Klose em 2006 e pelo quarteto Villa/Müller/Sneijder/Forlán em 2010. Kempes jogou a Copa de 1974 sem anotar nenhum gol e em 1978 igualou-se a Garrincha e Vavá como campeões e artilheiros e igualou ao anjo de pernas tortas com a tríplice coroa (título, artilharia e melhor jogador da Copa). Passou a primeira fase em branco (sendo o primeiro artilheiro com tal marca), mas deslanchou nas fases seguintes: deixou dois na vitória sobre a Polônia (2 a 0), deixou mais dois na goleada (SUSPEITA) sobre o Peru (6 a 0) e mais dois na final diante da Holanda (vitória por 3 a ), se tornando o primeiro artilheiro a marcar dois gols em uma final de Copa. Igualou-se a Guilhermo Stábile, sendo assim, o segundo argentino a conquistar a artilharia de uma Copa.

1982 - Paolo Rossi: 6 gols

O italiano que havia disputado a Copa de 1978, anotando 3 gols, voltava de suspensão por participação em manipulações de resultados pelo campeonato italiano, começou mal a Copa de 1982 assim como a azurra: não marcou nenhum gol nos quatro primeiros jogos, depois, desandou a fazer gols: fez os três gols da  vitória (até hoje doída para nós brasileiros) sobre o Brasil por 3 a 2, depois fez os dois gols da vitória sobre a Polônia por 2 a 0 na semifinal e ainda fez o gol que abriu o caminho para o título diante da Alemanha (3 a 1). Rossi é o único artilheiro a ter feito, sozinho, seis gols seguidos por sua seleção em uma Copa. De quebra, repetiu a tríplice coroa de Garrincha (1962) e Kempes (1978).

1986 - Gary Lineker: 6 gols

O inglês brilhou na Copa e foi parado apenas por um Maradona inspirado (e com aquela ajudinha de "la mano de diós", o popular gol irregular). Abriu seu caminho entrando no seleto grupo do hat-trick, na vitória sobre a Polônia (3 a 0), marcou dois gols na vitória sobre o Paraguai (3 a 0) e fez um na derrota citada acima para a Argentina por 1 a 2. Jogou ainda a Copa de 1990, ficando em 3º na tábua de artilharia, com 4 gols e faz parte do TOP 10 dos maiores artilheiros de todas as Copas.

1990 - Salvatore "Toto" Schillaci: 6 gols

O italiano, que apareceu apenas fazendo seus gols na Copa (alguma semelhança com o artilheiro desta Copa?), anotando seis gols em sete partidas disputadas. Fez um gol nas partidas contra Áustria (vitória de 1 a 0), Tchecoslováquia (vitória por 2 a 0), Uruguai (vitória por 2 a 0 pela Oitavas-de-final), contra a Irlanda (vitória por 1 a 0 nas Quartas), contra a Argentina (empate por 1 a 1 na semifinal) e na decisão de 3º e 4º lugar (vitória sobre a Inglaterra por 2 a 1). De quebra, ainda levou o prêmio de melhor da Copa (ai o blog vai quebrar a linha editorial de dar informações, para dar uma opinião: Lothar Matthäus, por exemplo, foi muito mais jogador que o artilheiro desta Copa, só para citarmos um exemplo, mas como entender as decisões da FIFA? Veremos mais abaixo em 2002, com Oliver Kahn tendo sido eleito o melhor jogador antes da final, em que falhou em um dos gols do Brasil). Desapareceu da cena depois desta glória.

1994 - Hristo Stoichkov e Oleg Salenko: 6 gols
Pela primeira vez desde 1962, a artilharia era dividida, desta vez por apenas dois atletas. E vamos a eles:
  • Stoichkov - Só não marcou gol na estreia, quando a equipe da Bulgária perdeu por 0 a 3 para a estreante Nigéria e na decisão de 3º e 4º lugaresm quando a equipe foi destruída pela Suécia (0 a 4). Fez dois gols na goleada sobre a Grécia (4 a 0) e fez um gol em cada uma das seguintes partidas: vitória sobre a Argentina (2 a 0), empate com o México pelas Oitavas-de-final (1 a 1), vitória sobre a Alemanha nas Quartas-de-final (2 a 1) e na derrota para a Itália (1 a 2).


  • Salenko - O russo foi o primeiro do país a conquistar a artilharia (se não considerarmos Valentin Ivanov, em 1962). Salenko tem o recorde de ser o maior artilheiro em uma só partida em Copas: marcou 5 gols na goleada por 6 a 1 sobre Camarões. Antes deste feito, Salenko havia marcado um gol na derrota para a Suécia (1 a 3). Salenko igualou o conterrãneo Ivanov e o húngaro Florián Albert (ambos em 1962) como os artilheiros com gols somente anotados na primeira fase.

1998 - Davor Suker: 6 gols

Se em 1994, o russo Salenko igualou ao seu conterrãneo Ivanov (em 1962) ao alcançar a artilharia, em 1998, o croata Suker repetiu a façanha de Jerkovic também em 1962, porém, Jerkovic jogava pela então Iugoslávia. Igualava também Leônidas (1938), Fontaine (1958), Sanchez (1962), Müller (1970) e Lato (1974) e tornou-se o quinto artilheiro de Copa pertencente a uma seleção que terminava em 3º lugar de uma Copa. Não marcou apenas na estreia, quando a Croácia perdeu para a Argentina por 0 a 1, depois marcou um gol em todas as partidas. São elas: vitória sobre a Jamaica (3 a 1), vitória sobre o Japão (1 a 0), vitória sobre a Romênia (1 a 0 pelas Oitavas-de-final), vitória sobre a Alemanha (3 a 0 pelas Quartas-de-final), na derrota para a França (1 a 2) e na decisão de 3º e 4º lugar, quando a Croácia bateu a Holanda por 2 a 1.

2002 - Ronaldo: 8 gols

O Brasil alcançou a artilharia pela quarta e última vez com o "fenômeno", que havia jogado a Copa de 1998, marcando 4 gols, desta vez quebrou uma escrita desde 1974 quando o artilheiro fez mais que seis gols. E até hoje, nenhum artilheiro de Copa repetiu o bateu a marca dele. Ronaldo nesta Copa só não marcou gol nas Quartas-de-final, quando o Brasil venceu a Inglaterra por 2 a 1 e marcou nos seguintes jogos: Brasil 2x1 Turquia (1 gol), Brasil 4x0 China (1 gol), Brasil 5x2 Costa Rica (2 gols), Brasil 2x0 Bélgica (1 gol - Oitavas-de-final), Brasil 1x0 Turquia (1 gol - semifinal) e Brasil 2x0 Alemanha (2 gols). Foi o primeiro artilheiro que marcou gols na mesma equipe e em jogos diferentes, assim como Fontaine em 1958, marcou gols nos três jogos da primeira fase e repetiu os feitos de Garrincha e Vavá (1962) e Kempes (1978), sendo campeão e artilheiro. Além dos 8 gols marcados em 2002 e dos 4 gols marcados em 1998, ainda marcou 3 gols em 2006, quando superou Müller e Fontaine, sendo o artilheiro de todas as Copas, até o gol de Klose, na goleada aplicada pela Alemanha por 7 a 1, em 2014, que o desbancou da artilharia geral.

2006 - Miroslav Klose: 5 gols

Se Ronaldo fez mais que os 6 gols que normalmente garantem o artilheiro de uma edição da Copa, Klose abaixou essa média na Copa em que disputou em casa: ele marcou dois gols em duas partidas seguidas (vitória sobre Costa Rica por 4 a 2 e vitória sobre o Equador por 2 a 0) e um gol no empate com a Argentina, pelas Quartas-de-final (1 a 1). Klose já havia disputado a Copa de 2002, marcando 5 gols (sendo vice-artilheiro juntamente com Rivaldo); Em 2010 repetiu a dose com 4 gols (empatando na vice-artilharia juntamente com o argentino Higuaín e o eslovaco Vittek), sendo o único jogador artilheiro por uma vez e vice-artilheiro em duas edições. Com mais dois gols em 2014, ele superou Ronaldo e Müller e se tornou o maior artilheiro de todas as Copas, com 16 gols. Como citado no tópico anterior, o gol derradeiro se deu na goleada da Alemanha sobre o Brasil, por 7 a 1, no estádio do Mineirão, na Copa de 2014.

2010 - Thomas Müller, David Villa, Wesley Sneijder e Diego Forlán: 5 gols
Pela terceira vez na história das Copas, a artilharia ficou dividida, desta vez por quatro jogadores. E eles pela segunda vez seguida mantiveram a marca abaixo dos seis gols médios para o artilheiro. Vamos a eles:
  • Müller - Pela terceira vez, um alemão chegava ao topo dos artilheiros. Ele marcou um gol na goleada sobre a Austrália (4 a 0), dois gols na vitória sobre a Inglaterra (4 a 1 pelas Oitavas-de-final), um gol na goleada sobre a Argentina (4 a 1 pelas Quartas-de-final) e mais um na decisão de 3º e 4º lugares (vitória sobre o Uruguai por 3 a 2). Em 2010, ele igualou a marca de Florián Albert em 1962, quando foi um dos artilheiros e ganhou o prêmio de melhor jogador jovem da Copa.Müller ainda marcou 4 gols pela Copa de 2014 e jogou a de 2018 sem deixar sua marca;

  • David Villa - Pela primeira vez um espanhol se tornaria artilheiro e Villa repetiu a façanha de Vavá e Garirncha (campeões e com artilharia dividida em 1962). Começou marcando dois gols na vitória sobre Honduras (2 a 0), e marcou um gol em cada uma das seguintes partidas: Espanha 2x1 Chile, Espanha 1x0 Portugal (Oitavas-de-final) e Espanha 1x0 Paraguai (Quartas-de-final). Jogou ainda a Copa de 2014, marcando um gol.

  • Wesley Sneijder - O holandês conseguiu um feito que os atletas das seleções de 1974/1978 que não conseguiram, e se tornou o primeiro do país a ser artilheiro: fez um gol contra o Japão (vitória por 1 a 0), um gol na vitória sobre a Suécia (2 a 1 pelas Oitavas-de-final), os dois gols que deram a vitória sobre o Brasil (2 a 1 pelas Quartas-de-final) e fez um gol sobre o Uruguai pela semifinal (vitória por 3 a 2). Ainda jogou a Copa de 2014, marcando um gol;

  • Diego Forlán - O uruguaio também era o primeiro de seu país a conquistar o topo da artilharia de uma Copa. Marcou dois gols na vitória sobre a África do Sul, um gol no empate com Gana, pelas Quartas-de-final (1 a 1), um gol na semifinal (derrota para a Holanda por 2 a 3) e completou marcando na decisão de 3º e 4º lugares (derrota por 2 a 3).

2014 - James Rodrigues: 6 gols

O colombiano além de ter sido o primeiro de seu país a alcançar tal feito, trouxe de volta a média de seis gols para o artilheiro de uma Copa: igualou-se a Fontaine como os únicos artilheiros a terem marcado gols por todos os jogos da edição em que alcançaram o topo. Marcou um gol na vitória sobre a Grécia (3 a 0), outro gol na vitória sobre Costa do Marfim (2 a 1), fez um gol na goleada sobre o Japão (4 a 1), marcou um gol (golaço, diga-se de passagem, eleito o gol mais bonito da Copa de 2014) na vitória sobre o Uruguai por 2 a 0 (oitavas-de-final) e marcou de pênalti, o gol da Colômbia na derrota para o Brasil por 1 a 2 (Quartas-de-final). Jogou ainda a Copa de 2018, sem fazer gol e se nada de errado lhe acontecer, ele deve jogar oa menos a Copa de 2022.

2018 - Harry Kane: 6 gols

O inglês repetiu a marca de Lineker, há 32 anos atrás. Marcou os dois gols da vitória sobre a Tunísia (2 a 1), marcou três gols, sendo dois de pênalti, na goleada sobre o Panamá por 6 a 1 e marcou mais um de pênalti, na partida contra a Colômbia por 1 a 1, pelas Oitavas-de-final.

Após esse apanhado, vamos a algumas curiosidades:
  • Em 21 edições de Copas do Mundo, temos 30 artilheiros. Jamais um jogador foi artilheiro por duas edições (seguidas ou não);
  • Em 1962, como visto acima, tivemos 6 jogadores empatados na artilharia;
  • Ainda sobre 1962, foi a edição em que os artilheiros fizeram o menor número de gols: 4;
  • Em 1994, a tábua de artilharia foi dividida por 2 jogadores;
  • Em 2010, 4 jogadores dividiram a artilharia;
  • Just Fontaine é o maior artilheiro de uma só edição de Copas: ele fez 13 gols em 1958;
  • Ronaldo foi o último jogador a fazer mais que 6 gols desde Lato, em 1974;
  • O primeiro gol de pênalti anotado por um artilheiro de Copa foi em 1962, na semifinal entre Brasil x Chile: o chileno Leonel Sánchez foi o autor.
  • Ainda nesta partida, houve o duelo entre os artilheiros da Copa: Vavá e Garrincha pelo Brasil e Sánchez pelo Chile. Todos eles marcaram gol, os brasileiros fizeram dois cada e o chileno marcou um gol;
  • Uma outra partida pela Copa de 1962 reuniu os artilheiros frente a frente: Ivanov e Jerkovic se enfrentaram em partida que a URSS bateu a Iugoslávia por 2 a 0. Ivanov marcou, inclusive, um dos gols;
  • Dos 30 artilheiros, 9 fizeram ao menos um de seus gols de pênalti. São eles: Sánchez (1962), Eusébio (1966), Müller (1970), Stoichkov e Salenko (19940, Suker (1998), Forlán (2010), James Rodriguez (2014) e Harry Kane (2018);
  • Com isso, temos igualado o recorde de três Copas seguidas (1962/1966/1970 e 2010/2014/2018) com os artilheiros marcando ao menos um gol de pênalti;
  • Eusébio é o artilheiro que mais marcou gols de pênalti: foram 4 dos seus 9. Stocihkov (1994) e Harry Kane estão empatados na segunda colocação nesta estatística com 3 de seus 6 gols nesta Copa. Salenko em 1994 marcou dois gols e os demais (contando somente os 9 que fizeram gols de pênalti em suas caminhadas) tem um gol de pênalti;
  • Stábile (1930), Nejdely (1934) Leônidas (1938), Kocsis (1954), Fontaine (1958),Müller (1970), Rossi (1982) e Harry Kane (2018) são os integrantes da lista seleta de artilheiros que alcançaram o hat-trick em ao menos uma partida;
  • Sendo que Gerd Müller, em 1970 é o único a alcançar o hat-trick por duas partidas;
  • Ademir Menezes (1950), Kocsis (1954), Fontaine (1958) e Eusébio (1966) fizeram 4 gols em uma partida;
  • Salenko é não só o único dos artilheiros, mas também o único atleta em geral que fez 5 gols em uma partida de Copa, em 1994;
  • Kocsis (1954) e Fontaine (1958), são então, os únicos jogadores que fizeram 3 gols (hat-trick) em um jogo e 4 gols em outro. Kocsis alcançou tal feito em duas partidas seguidas, enquanto que Fontaine o fez na estreia e na última partida;
  • Kocsis é o único jogador que fez mais de um gol nas partidas em que deixou sua marca;
  • Em 1974, na partida Alemanha 1x0 Polônia, aconteceu o encontro entre o artilheiro da Copa anterior e aquele que seria o artilheiro da Copa em questão: Gerd Müller vs. Lato. E o gol da vitória foi de Müller;
  • Na mesma Copa de 1974, haveria o duelo entre os jogadores que seriam os artilheiros de 1974 e 1978: a Polônia de Lato bateu a Argentina de Kempes por 3 a 2, com lato fazendo dois gols. Em 1978, a Argentina deu o troco, vitória por 2 a 0, com os dois gols de Kempes;
  • Em 2002, o duelo foi entre o artilheiro daquela Copa vs. o artilheiro da Copa seguinte: Deu Ronaldo contra Klose, na final: Brasil 2x0 Alemanha;
  • Em 2010, haveria dois duelos de um artilheiro de Copa anterior contra o que seriam os artilheiros daquela Copa: A Alemanha de Klose enfrentou a Espanha de Villa na semifinal (vitória da Espanha por 1 a 0) e depois o Uruguai de Forlán (vitória alemã por 3 a 2);
  • Pela primeira e única vez, os artilheiros foram todos das equipes semifinalistas: em 2010, Müller, Villa, Sneijder e Forlán pertenciam aos 4 melhores colocados daquela Copa. Cada um enfrentou ao menos um dos três adversários;
  • A Copa de 1962 foi a primeira em que os artilheiros pertenciam ao time campeão: Garrincha e Vavá foram os que escreveram a história nas Copas com tal feito. Além deles, Kempes em 1978, Rossi em 1982, Ronaldo em 2002 e Villa em 2010 repetiram;
  • Por 5 oportunidades, o artilheiro veio da equipe vice-campeã: Stábile em 1930, Nejdely em 1934, Ademir em 1950, Kocsis em 1954 e Sneijder em 2010;
  • Por 10 oportunidades, o artilheiro veio da equipe que ficou em 3º lugar: Leônidas em 1938, Fontaine em 1958, Sánchez em 1962, Eusébio em 1966, Gerd Müller em 1970, Lato em 1974, Schillaci em 1990, Suker em 1998, Klose em 2006, Thomas Müller em 2010;
  • Em 4 oportunidades, o artilheiro veio do 4º colocado: Jerkovic em 1962, Stoichkov em 1994, Forlán em 2010 e Harry Kane em 2018;
  • Por 4 oportunidades, o artilheiro veio da equipe eliminada nas Quartas-de-final: Ivanov e Albert em 1962, Gary Lineker em 1986 e James Rodrigues em 2014;
  • E o único artilheiro de uma equipe eliminada na primeira fase foi Salenko, em 1994;
  • O Brasil é o time que mais fez artilheiros: são 5 artilheiros em 4 edições;
  • Brasil e Alemanha são as únicas seleções que emplacaram os artilheiros de forma consecutiva: o Brasil em 1938 e 1950 e a Alemanha em 2006 e 2010;
  • Todas as seleções campeãs já fizeram, ao menos uma vez o artilheiro de uma edição de Copa.
Galera, é isso. Hoje tem bastante informação, vamos ficando por aqui. Agradeço demais a sua visita e espero que tenham curtido a leitura. Voltaremos nesta sexta-feira com mais outro post. Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas das Copas - Episódio 1: Pelé

Grandes times - parte I: Polônia de 1974-1982

Grandes Times- parte II: Holanda de 1974