Miroslav Klose: o artilheiro de todas as Copas

Salve salve galera que nos acompanha aqui no blog, estamos de volta, conforme todas as terças e sextas-feiras sempre contando alguma história legal sobre as Copas do Mundo. Se no último post falamos sobre os artilheiros de todas as 21 eduções já ocorridas, hoje nós vamos falar sobre o goleador máximo de todas as Copas do Mundo. Venha comigo, no caminho eu te explico.


(Nosso homenageado de hoje comemorando, aos 23 minutos do primeiro tempo da partida contra o Brasil, seu gol histórico. Foto: globoesporte.com)

Hoje vamos falar de Miroslav Josef Klose, ou simplesmente Klose. Nascido em 09 de junho de 1978 na cidade de Opole, cidade ao sul da Polônia, fez história não pelo seu país, mas pela seleção da Alemanha. Disputou 4 Copas do Mundo, sendo campeão em 2014, vice-campeão em 2002 e 3º colocado em 2006 e 2010. Um desempenho fantástico, somente superado por lendas como Pelé (3 títulos), Garrincha e Zagallo (2 títulos cada um - aqui cabe a ressalva, estamos considerando somente os títulos como jogadores) e Ronaldo Nazário (2 títulos e 1 vice) e à frente de outras lendas como Maradona e Lothar Matthäus (1 título e 1 vice cada um). Se considerarmos a quantidade de vezes consecutivas que um atleta chegou às fases finais de uma Copa, Klose é dono também desta marca histórica: Nenhum outro jogador chegou por 4 Copas em sequência nesta fase. Além disso, ele é o segundo jogador com mais partidas em Copas do Mundo: 24 jogos, uma partida a menos que seu compatriota, Matthäus. Mas não vamos falar propriamente dos títulos e de seus jogos, mas sim de seus gols.

E aqui podemos citar a "rivalidade" com Ronaldo Nazário. Em 2002, ele terminou como vice-artilheiro daquela edição, marcando 5 gols, 3 a menos que o Brasileiro e empatado com outro brasileiro, Rivaldo. Nesta edição, todos os seus 5 gols foram marcados na primeira fase, inclusive um hat-trick na goleada sobre a Arábia Saudita por 8 a 0, a maior goleada da seleção alemã em Copas.

Em 2006, foi o artilheiro daquela Copa com 5 gols, fazendo dois a mais que Ronaldo, um dos 8 vice-artilheiros daquela Copa. Aquela altura, Ronaldo com uma Copa a mais que Klose já tinha superado Fontaine (13 gols) e Gerd Müller (14 gols).  os então maiores goleadores. E o polonês/alemão já tinha 10 gols em duas Copas. E a expectativa de jogar ao menos mais duas Copas, enquanto que Ronaldo Alimentava a chance de talvez jogar em 2010 e aumentar ainda mais a vantagem.

Chegou a Copa da África do Sul em 2010 e Ronaldo não foi convocado por Dunga, mas Joachim Löw levou Klose, que terminou aquela edição com 4 gols, sendo o vice-artilheiro da Copa. De quebra, havia passado Fontaine, estava empatado com Müller (14 gols cada) e a um gol do fenômeno.

2014 chegou e Klose, já com 36 anos, foi convocado e a expectativa era grande para que ele pudesse superar Ronaldo, mesmo que a vaga de titular fosse de Thomas Müller. Ele precisava de dois gols e foi exatamente a quantidade de gols que ele fez. Um contra Gana e o outro... Exatamente! Contra o Brasil! No 7 a 1! Não bastava a Alemanha aplicar a maior humilhação já imposta a uma seleção que sediava a Copa, era preciso Klose superar Ronaldo, em campos brasileiros...Mais precisamente no Mineirão, estádio onde Ronaldo Nazário deu seus primeiros chutes como jogador profissional, defendendo o Cruzeiro. Mais requintes de crueldade só se uma história igual fosse narrada por algum roteirista de Holywood. Enfim, aos 23 minutos do primeiro tempo daquela fatídica semifinal, Miroslav recebe passe na cara do goleiro Júlio César que nada pôde fazer para evitar. Era 2 a 0 para a Alemanha e os louros para aquele que se tornava o maior goleador de todas as Copas.

Claro que Klose precisou de mais Copas do que todos os seus "concorrentes". Ronaldo por exemplo, jogou em 1998/2002/2006 (em 1994 ele estava presente, mas não entrou em campo) para fazer seus 15 gols; Gerd Müller jogou as Copas de 1970/1974 para chegar aos seus 14 gols; E Fontaine tem uma marca ainda mais expressiva: fez seus 13 gols somente em 1958, em uma época que os jogadores que chegavam às semifinais faziam 6 jogos e não 7 como atualmente. Então, em números absolutos, Fontaine ainda é o maior de todos por ter atingido seu feito em uma única edição. Mas o atacante polonês/alemão é o dono e com justiça da marca de mais gols de forma generalizada. E azar dos outros que não tiveram as mesmas oportunidades.

E o feito de Klose pode ser ainda mais reconhecido, pois, das 4 Copas em que ele disputou, foi artilheiro em uma, vice-artilheiro em duas e só em 2014 ele foi, digamos, menos produtivo: fez apenas os dois gols de que dele se esperava. Ou seja, nunca na história de uma Copa, um atleta foi artilheiro e vice artilheiro por três edições seguidas. Um feito que não pode ser ignorado.

Iremos deixar abaixo um relatório completo de jogos, gols e tempo que o nosso artilheiro permaneceu em campo:

Copas do Mundo: 4 (2002/2006/2010/2014)
Jogos: 24
Gols: 16
Média: 1,5 gol por partida
Minutos em campo:
Cartões amarelos: 2
Cartões vermelhos: 1
Minutos em campo: 1792

2002:

Alemanha 8x0 Arábia Saudita
Começou como titular
Marcou gols aos 20, 25 e aos 70 minutos
Substituído aos 76 minutos

Alemanha 1x1 Irlanda
Começou como titular
Marcou gol aos 19 minutos
Substituído aos 85 minutos

Alemanha 2x0 Camarões
Começou como titular
Marcou gol aos 79 minutos
Substituído aos 84 minutos

Alemanha 1x0 Paraguai
Começou como titular
Não fez gol
Jogou os 90 minutos

Alemanha 1x0 EUA
Começou como titular
Não fez gol
Substituído aos 88 minutos

Alemanha 1x0 Coréia do Sul
Começou como titular
Não fez gol
Substituído aos 70 minutos

Alemanha 0x2 Brasil
Começou como titular
Não fez gol
Substituído aos 74 minutos

2006:

Alemanha 4x2 Costa Rica
Começou como titular
Marcou gols aos 17 e aos 61 minutos
Substituído aos 79 minutos

Alemanha 1x0 Polônia
Começou como titular
Não marcou gol
Jogou os 90 minutos

Alemanha 3x0 Equador
Começou como titular
Marcou gols aos 4 e aos 44 minutos
Substituído aos 66 minutos

Alemanha 2x0 Suécia
Começou como titular
Não marcou gol
Jogou os 90 minutos

Alemanha 1x1 Argentina (4x2 - pênaltis)
Começou como titular
Marcou gol aos 80 minutos
Substituído aos 86 minutos

Alemanha 0x2 Itália
Começou como titular
Não marcou gol
Substituído aos 111 minnutos

Alemanha 3x1 Portugal
Começou como titular
Não marcou gol
Substituído aos 65 minutos

2010:

Alemanha 4x0 Austrália
Começou como titular
Marcou gol aos 26 minutos
Substituído aos 68 minutos

Alemanha 0x1 Sérvia
Começou como titular
Não marcou gol
Levou cartão amarelo aos 12 minutos
Levou segundo cartão amarelo e foi expulso aos 37 minutos

Alemanha 4x1 Inglaterra
Começou como titular
Marcou gol aos 20 minutos
Substituído aos 72 minutos

Alemanha 4x0 Argentina
Começou como titular
Marcou gols aos 68 e aos 89 minutos
Jogou os 90 minutos

Alemanha 0x1 Espanha
Começou como titular
Não marcou gol
Jogou os 90 minutos

OBS: Na partida da terceira rodada, diante de Gana, Klose cumpriu suspensão automática pela expulsão na partida anterior diante da Sérvia e na decisão de 3º e 4º lugares, ele ficou no banco de reserva diante do Uruguai e não foi utilizado pelo técnico Joachim Löw

2014:

Alemanha 2x2 Gana
Começou no banco
Entrou aos 69 minutos
Marcou gol aos 71 minutos

Alemanha 1x0 EUA
Começou no banco
Entrou no intervalo
Não marcou gol

Alemanha 1x0 França
Começou como titular
Não marcou gol
Substituído aos 69 minutos

Alemanha 7x1 Brasil
Começou como titular
Marcou gol aos 23 minutos
Substituído aos 58 minutos

Alemanha 1x0 Argentina
Começou como titular
Não marcou gol
Substituído aos 88 minutos

OBS: Klose já não era titular na Copa de 2014, então ficou no banco nas partidas contra Portugal e Argélia.

Pessoal, vamos ficando por aqui. Espero que tenham gostado de nossa homenagem a esse gigante das Copas do Mundo. Um cara que tem no seu currículo as marcas citadas ao longo deste post não pode ser questionado. Podemos até questionar a sua qualidade com a bola nos pés, mas esta não é a função do blog, nossa proposta é apresentar a história contada ao longo da maior competição esportiva e Klose de fato fez história. Ficaremos por aqui, voltaremos na terça-feira com outra história bem legal! Obrigado pela leitura e até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas das Copas - Episódio 1: Pelé

Grandes times - parte I: Polônia de 1974-1982

Grandes Times- parte II: Holanda de 1974