Dia 12

Salve salve galera que nos acompanha no blog, estamos de volta com as partidas que movimentarão a terceira e última rodada da fase de grupos. A partir de agora, teremos quatro partidas por dia, duas serão disputadas simultaneamente, dentro dos seus próprios grupos. Algumas partidas já não valem nada mais do que um amistoso de luxo, porém, outras tem muita coisa envolvida, como liderança ou mesmo classificação. Então vamos ao histórico de confrontos, bem como o retrospecto das seleções envolvidas nas partidas de hoje:



Uruguai e Rússia é o jogo que decide a liderança do grupo A da Copa do Mundo, em mais uma partida inédita. A Rússia joga pelo empate, já que tem saldo superior ao Uruguai. A favor da Rússia, a invencibilidade de três jogos. Pesa contra o fato de a seleção russa jamais ter vencido uma seleção sul-americana (não estamos considerando a URSS, pois se tratava de um selecionado com vários atletas de outros países, que formavam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Já o Uruguai vem de duas vitórias seguidas. Só a título de curiosidade, o Uruguai enfrentou por duas vezes a antiga URSS, com uma vitória e uma derrota, claro que estes números não entram em nossas estatísticas.



Ao mesmo tempo em que Uruguai e Rússia decidem o primeiro lugar do grupo A, Arábia Saudita e Egito fazem uma partida que vale apenas como amistoso de luxo, se é que podemos chamar um jogo com duas equipes sem nenhuma tradição em Copas, como algo luxuoso. A Arábia Saudita já está há 12 partidas sem vencer, vem de quatro derrotas consecutivas e as mesmas quatro partidas sem fazer um único gol. Já o Egito tem 6 partidas em Copas, sem jamais ter vencido e conta já com três derrotas seguidas, com quatro partidas sem fazer um gol. Jogo que vale apenas para acabar com o jejum de vitórias da equipe vencedora, se é que haverá ao apito final.



Irã e Portugal é o jogo com maior apelo pelo grupo B, pois vale a vaga às Oitavas-de-final. É mais uma partida que acontecerá pela primeira vez em Copas. Portugal joga pelo empate, embora o empate possa favorecer a equipe do Irã, se a Espanha for derrotada pela já eliminada equipe de Marrocos. E quem vencer, leva uma das vagas sem depender de nenhum outro resultado. Portugal vem de quatro partidas sem perder, sua última derrota foi para a Alemanha na estreia da Copa de 2014 (0 a 4). Já o Irã, embora sonhe com uma épica classificação, tem apenas duas derrotas em Copas, uma em 1998 sobre os EUA e a outra nesta Copa diante de Marrocos.



Fechando as partidas desta terça-feira, temos a Espanha enfrentando Marrocos no mesmo momento em que Irã e Portugal jogam. É mais uma partida que acontecerá pela primeira vez na história das Copas e tem um valor somente para a equipe espanhola, já que vencendo, se classificará independente do outro jogo do grupo. O empate também serve aos espanhóis, desde que o Irã não vença Portugal (ai a segunda vaga seria decidida pelo saldo de gols, hoje, Portugal e Espanha estão rigorosamente empatados). Em caso de derrota, restará à Espanha torcer pelos lusos. A equipe está invicta há três partidas. Já a seleção de Marrocos joga apenas para encerrar de forma digna a sua participação na Copa de 2018 e de repente, atrapalhando a vida da Espanha. Os marroquinos vem de duas derrotas seguidas. Em 1998, a equipe chegou a última rodada ainda com chances de classificação, bateu a seleção da Escócia, porém, não contava com o tropeço do Brasil diante da Noruega e acabou eliminada.

É isso ai, galera, vamos ficando por aqui, voltaremos na terça-feira com as partidas que decidirão os grupos C e D, agradeço mais uma vez a leitura e encontro vocês na próxima. Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas das Copas - Episódio 1: Pelé

Grandes times - parte I: Polônia de 1974-1982

Grandes Times- parte II: Holanda de 1974